CNAI - Rede GIP

You are here: Entrada
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

Os Gabinetes de Inserção Profissional - GIP - surgiram nos termos do disposto na Portaria n.º127/2009, de 30 de Janeiro 2009 e são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita relação com os Centros de Emprego, prestam apoio a jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A Rede GIP Imigrante (RGI) é constituída por 25 Gabinetes de Inserção Profissional distribuídos pelo território nacional, sendo dinamizada por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Esta Rede surge no âmbito de parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P. (ACIDI, I.P.) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.)

Para mais informações:

Download do Folheto Rede GIP Imigrante

Menu Principal

Entrada
Links Úteis

Autenticação






Esqueceu a senha?

Difusão de Notícias

Retorno Voluntário de imigrantes quadruplicou desde 2006
20-Set-2010

O número de Imigrantes a pedir ajuda para sair de Portugal quadruplicou desde 2006, sendo os brasileiros os que mais recorrem ao Programa de Apoio ao Retorno Voluntário. A crise é uma das justificações avançadas pela Organização Mundial para as Migrações (OIM).

Promovido pela OIM e co-financiado pelo Governo português, este programa que ajuda imigrantes a regressar ao país de origem está a ser cada vez mais procurado pelos estrangeiros que estão numa situação de “desespero” em Portugal. Ler mais .

 
Boas Práticas: ACIDI entrega Prémio de Jornalismo
17-Set-2010

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) promove mais uma cerimónia de entrega de Prémios de Jornalismo , desta vez no Hotel Mundial, em Lisboa, no dia 17 de Setembro, a partir das 19h00. No evento estará presente o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, a par de outros parceiros estratégicos do ACIDI com um papel activo na promoção da diversidade cultural.

 
Desemprego em subida constante
15-Set-2010

A subida do número absoluto de desempregados tem sido uma constante nos últimos 35 anos, embora com algumas quebras pontuais. Actualmente atinge 589,8 mil pessoas, o que equivale a mais que quatro vezes o valor registado em 1975.

No ano a seguir ao 25 de Abril afectava 138 mil pessoas, dez anos depois 405,4 mil. Em 1995 os desempregados eram 338,4 mil e, em 2005, 422,3 mil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Pordata, base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Ler mais.

 
Portugal devolve fundos de apoio ao desemprego
13-Set-2010

Portugal só usou 25 por cento das verbas de Bruxelas para os desempregados de sectores em crise. Perto de 75 por cento, ou seja, 2,4 milhões, foram devolvidos. A burocracia é a principal causa das perdas. in publico.pt

 
Workshop sobre "Empreendedorismo, Economia Social e Politicas Sociais"
13-Set-2010

Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), é uma organização não governamental que desenvolve a sua actividade no âmbito da luta contra a pobreza e exclusão social em Portugal, privilegiando como eixos de acção a realização de iniciativas de informação, formação e investigação. Em funcionamento desde Outubro de 2002, o Núcleo Distrital de Beja tem vindo a implementar um conjunto de actividades, que se espera poderem contribuir para informar e capacitar os recursos técnicos e institucionais com intervenção na região.

Sob proposta de diversas instituições do Distrito, que no âmbito das actividades da REAPN colaboram com o Núcleo de Beja, a REAPN entendeu realizar uma candidatura ao Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Como resultado da candidatura apresentada pelo Núcleo em parceria com os Municípios do Distrito de Beja e a Cercibeja pretendemos realizar cinco Workshops e um Seminário. Saber mais .

 
Projecto "Temporary & Circular Migration between Portugal and Ukraine"
08-Set-2010

O Projecto "Temporary & Circular Migration between Portugal and Ukraine" que tem como parceiros o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF, a Organização Internacional para as Migrações - OIM, o Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP e a Confederação dos Agricultores de Portugal - CAP procura facilitar o recrutamento de trabalhadores ucranianos para o desenvolvimento de trabalho agrícola em Portugal durante um período que pode ir até 6 meses.
O projecto visa apoiar os empregadores portugueses interessados em todo o processo de recrutamento: desde a recolha da oferta de emprego na Ucrânia, passando pela selecção dos candidatos e emissão de vistos, até à chegada dos trabalhadores às instalações da empresa.
As viagens destes trabalhadores: Ucrânia - Lisboa - Ucrânia serão pagas pelo projecto.

Para mais informações contacte:
Alice Brandão - IEFP - 218 614 100
Marta Bronzini - OIM - 213 242 941
Cristina Morais - CAP - 217 100 019 

 
Desemprego: 600 mil é novo recorde
02-Set-2010

O Eurostat reviu em alta os números do desemprego em Portugal, fixando em 11% a taxa apurada em Maio e Junho, o que corresponde ao valor mais alto da série estatística. Os novos revelam que o universo dos desempregados portugueses ultrapassou pela primeira vez a barreira psicológica dos 600 mil. Julho confirmou Portugal como o país da EU e o 4º da Zona Euro com mais desempregados. Espanha continua a liderar com uma taxa de 20,3%.

 
<< Incio < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 89 - 99 de 417

Próximos Eventos

Não há eventos agendados
Ver Calendário
Juntar Evento