CNAI - Rede GIP

You are here: Entrada
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

Os Gabinetes de Inserção Profissional - GIP - surgiram nos termos do disposto na Portaria n.º127/2009, de 30 de Janeiro 2009 e são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita relação com os Centros de Emprego, prestam apoio a jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A Rede GIP Imigrante (RGI) é constituída por 25 Gabinetes de Inserção Profissional distribuídos pelo território nacional, sendo dinamizada por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Esta Rede surge no âmbito de parceria entre o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P. (ACIDI, I.P.) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.)

Para mais informações:

Download do Folheto Rede GIP Imigrante

Menu Principal

Entrada
Links Úteis

Autenticação






Esqueceu a senha?

Difusão de Notícias

Encontro Regional de Lisboa da RGI
10-Mar-2011

Decorreu no dia de ontem - 09.03.2011 - nas instalações do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, Lisboa, o Encontro Regional de Lisboa da RGI com os técnicos que actuam nesta zona geográfica. O objectivo era proporcionar mais um momento de partilha de experiências, dificuldades e boas práticas e, assim, manter o bom funcionamento da Rede, bem como continuar a proporcionar a melhor integração no mercado de trabalho dos nossos clientes. A sessão de trabalho decorreu entre as 10h00 e as 17h00 e a equipa de coordenação está bastante satisfeita com a dinâmica proporcionada.

Agradecemos a todos os participantes pela sua presença!

 
Desemprego em Portugal com novo recorde de 11,2 por cento
01-Mar-2011

O desemprego em Portugal deverá ter atingido um máximo histórico de 11,2 por cento entre Setembro e Janeiro, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat.

 

O instituto europeu de Estatística divulgou hoje os seus valores do desemprego relativos a Janeiro, que na zona euro e na UE desceu para 9,9 e 9,5 por cento, respectivamente, mas reviu em alta os valores para Portugal relativos ao período de Setembro a Dezembro e anunciou 11,2 por cento para Janeiro.

Este número constitui um novo recorde relativo a dados do desemprego em Portugal, depois de a meio do mês passado o INE ter anunciado que no último trimestre do ano passado a taxa de desemprego no país foi terá sido de 11,1 por cento.

O último valor divulgado pelo INE para o desemprego em Portugal é um recorde histórico nos dados de instituições nacionais, mas o do Eurostat é o maior de que há registo. O desemprego do país, que disparou na sequência da crise internacional, tem vindo a bater recordes desde que há registos – no INE remontam a 1983 e nas séries longas do Banco de Portugal a 1953 (com um sentido lato).

 

In Jornal público http://economia.publico.pt/Noticia/desemprego-com-novo-recorde-de-112-por-cento_1482695

 

 

 
Novos estágios pagam impostos a partir de amanhã
01-Mar-2011

Entram amanhã em vigor as novas regras que reduzem o valor da bolsa e obrigam os estagiários a pagar impostos.

A portaria, publicada hoje em Diário da República, dá corpo às intenções já anunciadas pelo Executivo e discutidas com os parceiros sociais. A partir de amanhã, as bolsas atribuídas aos novos estagiários com licenciatura, mestrado ou doutoramento reduzem de dois para 1,65 Indexantes dos Apoios Sociais (IAS), passando de 838,44 para 691,73 euros.

A isto ainda é preciso somar o desconto de 11% para a Segurança Social e a tributação fiscal. Recorde-se que o Executivo não tinha esclarecido anteriormente se os estágios profissionais passavam a ser tributados em sede de IRS mas o diploma vem agora clarificar esta situação. Contas feitas, no caso de um jovem solteiro e sem filhos, o valor líquido da bolsa pode atingir os 581,13 euros. Para saber mais visite http://economico.sapo.pt/noticias/novos-estagios-comecam-a-pagar-impostos-amanha_112216.html

 

 
Censos 2011
01-Mar-2011

No próximo mês de Março, vamos ter em Portugal a mais importante contagem e caracterização estatística dos residentes no país – o Recenseamento Geral da População - Censos 2011 .

A informação estatística recolhida de todas a pessoas que vivem em Portugal – nacionais e estrangeiros que aqui vivem há mais de um ano ou, estando há menos tempo, têm a intenção de viver em Portugal por um período mínimo de um ano, independentemente da sua situação documental estar regular ou não – é de natureza confidencial e servirá para ficarmos a saber quantos somos, como somos, onde vivemos, como vivemos. Neste sentido, a participação de todos é fundamental, e a sensibilização das comunidades imigrantes para a importância da sua contribuição é essencial.

 
Inscrições Abertas para a Bolsa de Formadores da Junta de Freguesia de Agualva (Sintra)
28-Fev-2011

A Junta de Freguesia de Agualva abriu inscrições a candidaturas para pertencer a uma bolsa de formadores. Os interessados deverão apresentar um formulário de candidatura, o CV, fotocópias de CAP, do certificado de habilitações, do BI ou cartão do cidadão, do cartão de contribuinte e uma fotografia. As inscrições podem ser efectuadas até dia 2 de Março via e-mail ou nas instalações da junta. Ver anexo

 
Candidaturas abertas: Imigrantes Solidários - Programa de Interajuda para Profissionais Qualificado
25-Fev-2011

Estão abertas as candidaturas ao ProgramaImigrantes Solidários – Interajuda para Profissionais Qualificadosno período de 1 a 15 de Março. O projecto-piloto lançado pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Março de 2010 tem como objectivo apoiar a integração sócio-profissional de imigrantes com qualificações superiores em diversas áreas de formação.

O Programa prevê o financiamento de despesas relacionadas com o processo de equivalência, nomeadamente ao nível das traduções e autenticações de documentos, inscrições nas faculdades e ordens profissionais, e na aquisição de livros técnicos e apoio na procura activa de emprego nas áreas de formação respectivas.

Numa primeira fase, o Programa “Imigrantes Solidários” irá acompanhar o grupo de imigrantes qualificados, desde o pedido de equivalência de habilitações até ao ingresso no mercado de trabalho qualificado. Numa segunda fase, cada profissional integrado deverá reembolsar o programa do apoio financeiro que lhe foi atribuído durante o seu processo de equivalência, para que esse valor possa ser reinvestido num próximo beneficiário do programa.

Os imigrantes entretanto integrados no mercado de trabalho deverão disponibilizar-se para partilhar conhecimentos e experiências com os futuros beneficiários do programa, criando-se uma Rede de Solidariedade.

Podem candidatar-se ao programa os imigrantes qualificados que se encontrem a residir legalmente em Portugal, que comprovem possuir habilitações académicas nas respectivas áreas e que apresentem toda a documentação exigida.

Todos os interessados devem dirigir-se às instalações do Serviço Jesuíta aos Refugiados, que fica em Lisboa, na Rua 8 ao Alto do Lumiar, nº59, ou alternativamente contactar o JRS através dos seguintes contactos: tel. 21 755 27 90/ 93 877 75 76, Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter de estar activado para que possa visualizar o endereo de email , Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter de estar activado para que possa visualizar o endereo de email , www.jrsportugal.pt

 
Curso de Especialização Imigração, Migrantes e Asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justi
24-Fev-2011

Curso de Especialização Imigração, Migrantes e Asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça organizado pelo Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito). Este curso decorre entre 10 de Março e 29 de Abril, tendo uma duração de 28 horas. As inscrições terminam a 7 de Março - CARTAZ

Para mais informações podem consultar:

http://excelencia.campus.ul.pt/teste/proximas-actividades/imigracao-migrantes-e-asilo-no-espaco-de-liberdade-seguranca-e-justica/programa

 
<< Incio < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 34 - 44 de 417

Próximos Eventos

Não há eventos agendados
Ver Calendário
Juntar Evento